Os beneficios do CrossFit no VO2 máximo e na composição corporal

Tendo em conta que o CrossFit é uma modalidade relativamente nova, a verdade é que ainda não houve muito tempo para estudar os efeitos deste tipo de treino ao nível da capacidade física. Portanto, sabemos ainda muito pouco sobre os efeitos específicos deste tipo de treino.

No estudo (podem consultar no link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23439334) os investigadores recrutaram 54 indivíduos de ambos os géneros para um programa de CrossFit de alta intensidade durante 10 semanas. O treino incluía a realização de movimentos multi-articulares tais como o agachamento, peso morto, clean, snatch e overhead press, bem como exercícios de ginástica. Todos os sujeitos seguiram uma dieta Paleo, antes e durante o estudo. Os treinos foram realizados numa box afiliada de CrossFit sob a supervisão de profissionais certificados pelo Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM). Sabemos que o tempo de duração das sessões variou entre os 10 e 20 minutos.

A finalidade do estudo era avaliar a influência deste tipo de treino na capacidade aeróbia máxima, através da medição do VO2 máximo e na composição corporal.

Resultados:

CrossFit-VO2-max1

CrossFit-body-fat1

Leave a comment